Mês é destinado à promoção do leite materno, classificado como “alimento padrão ouro”
O leite materno é considerado o alimento mais completo e necessário para que o bebê se desenvolva e se proteja de infecções. Neste Agosto Dourado, mês do Aleitamento Materno, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) direciona ações de promoção e proteção à amamentação por meio de webpalestras com temáticas sobre “Doação de Leite Humano” e o “Papel da Amamentação na prevenção de doenças”.
Neste ano, o mote da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Amaan) na primeira semana de Agosto é: “Reduzindo a lacuna: apoio à amamentação para todos”. A campanha direciona o foco para a saúde e o bem-estar das mães, além de reforçar a necessidade de apoio na amamentação e suprir os espaços de desigualdade presentes na sociedade.
Em Pernambuco, a SES-PE, por meio da Gerência de Apoio a Saúde da Criança e do Adolescente (Geasc), definiu o tema de 2024 como: “Pernambuco garantindo a proteção e apoio ao aleitamento humano em todas as situações”. Ao longo do mês, vão ser promovidas ações buscando estabelecer diálogos e reflexões com diferentes segmentos sociais para contribuir com a disseminação da importância do aleitamento materno em todo o Estado.
O leite materno contém anticorpos, água, gorduras, proteínas e vitaminas, além de ser fundamental no combate à desnutrição. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), crianças e jovens que foram amamentados possuem menos chances de desenvolverem obesidade, problemas respiratórios e alérgicos.
O aleitamento traz benefícios não apenas para os bebês, mas para as mães, pois, além de aumentar o vínculo mãe-bebê, ajuda na perda de peso após o parto e protege contra o câncer de mama e de ovário.
A técnica da Gerência de Apoio à Saúde da Criança e do Adolescente, Marta Rejane, reforça que mais doadoras abracem a causa e transformem a vida de outros bebês. “Os benefícios são inúmeros. Os bancos de leite são acessíveis e bem instruídos na captação de leite e oferecem um suporte para as interessadas. Os bebês são salvos e ficam mais protegidos a partir das doações”, destacou Marta Rejane.
No Estado, 11 unidades possuem bancos de leite cadastrados na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH). A lista completa pode ser consultada no link: https://portal.saude.pe.gov.br/programa/secretaria-executiva-de-atencao-saude/bancos-de-leite.
AÇÕES: A Gerência de Apoio à Saúde da Criança e do Adolescente (Geasc) vai realizar duas webpalestras abordando a temática do mês. Na primeira segunda-feira de agosto (05), às 10h, a webpalestra destaca o tema: “Doação de Leite Humano em situações de emergência e de calamidade pública – A experiência brasileira”, com o coordenador da rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH), João Aprígio Guerra, além da médica pediatra Vilneide Braga, com a moderação da técnica da Geasc, Marta Rejane.
Seguindo a programação do mês, no dia 20, às 9h, a gerência promove a palestra “O papel protetor da Amamentação e da Alimentação Complementar Saudável na prevenção de doenças crônicas”, ministrada pela gerente de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Mayra Carvalho, e a nutricionista e consultora no Ministério da Saúde (MS), Lucia Helena Gratao.
HOSPITAIS E O AGOSTO DOURADO – Além das webpalestras, unidades de saúde da rede estadual vão participar do Agosto Dourado com eventos próprios. O Hospital Agamenon Magalhães (HAM) promoverá palestras informativas nos dias 19, 21 e 23 de agosto. Já o Hospital Barão de Lucena (HBL) trabalhará o tema em forma de rodas de conversas com as doadoras, além de atividades com gestantes de alto risco da unidade.
O Hospital Dom Malan (HDM), em Petrolina, nesta quinta e sexta-feira (01 e 02/08), promove o II Simpósio de Aleitamento Materno, com apoio do Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (Biama). O evento será no auditório da biblioteca da Universidade do Vale do São Francisco, também em Petrolina, das 08h às 14h nos dois dias.
Com ações previstas para todo o mês, o Hospital Regional Jesus Nazareno (HJN), em Caruaru, trabalhará os benefícios da amamentação em rodas de conversa com as pacientes, além de falar sobre doação de leite e formas de armazenamento.
O Agosto Dourado foi instituído nacionalmente em 2017 por meio da Lei Nº 13.4335. No primeiro dia do mês também é comemorado o Dia Mundial e Nacional da Amamentação, criado em 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Amaam). A data abre também a Semana Mundial de Aleitamento Materno (Smam), criada por acordo da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1991, com o objetivo de acompanhar a Declaração de Innocenti, documento direcionado para ações a nível mundial de fortalecimento do aleitamento materno.