A-

A+

II Encontro de Gestores e Referências Técnicas em Saúde LGBT é realizado em Pernambuco

Webnário também marca programação, nesta sexta-feira (28/06)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Coordenação Estadual de Atenção Integral à Saúde LGBT, realizou, nesta quinta-feira (26/06), o II Encontro de Gestores e Referências Técnicas em Saúde LGBT. O evento reuniu profissionais da área de saúde de diversos municípios pernambucanos e representantes das Gerências Regionais de Saúde (Geres), no Recife, com o objetivo de debater temáticas intersetoriais sobre os serviços de assistência à população. Em alusão ao Dia do Orgulho LGBT+, nesta sexta-feira (28/06), a SES-PE também promove o webnário “Do orgulho LGBT à transversalidade equitativa: Caminhos inovadores para implementação e transformação social na saúde LGBT”.

O assistente social do Ambulatório LGBT de Ipojuca, no Grande Recife, Thiago Santos, participou do encontro, promovido nesta quinta-feira na Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape). Ele trabalha no serviço há três anos e destaca a relevância de momentos de discussão coletiva em prol do desenvolvimento e aperfeiçoamento das políticas públicas de saúde focadas na população. “É importante como forma de fortalecimento dos serviços. A troca que existe também contribui na nossa atuação no acolhimento dos pacientes”, destacou.

Durante todo o dia, os participantes acompanharam quatro painéis de discussão, que abordaram o processo de habilitação dos serviços de referência LGBT, a informatização e padronização na coleta de informações sobre a população assistida pelos serviços de referência do Estado, as mudanças na tabela de procedimentos, medicamentos, órteses, próteses e materiais especiais no Sistema Único de Saúde (SUS), além do papel do profissional da saúde na notificação da violência interpessoal e autoprovocada.

Também integrando o encontro com os gestores, o coordenador do Espaço de Acolhimento e Cuidado às Pessoas Trans e Travestis do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros da Universidade de Pernambuco (Cisam/UPE), Robson Matos, reforçou o alcance das pautas abordadas. “Precisamos dessa aproximação com as representações dos municípios, principalmente porque somos referência para todo o Estado. Encontros como esse servem para a troca de experiência e compartilhamento de ideias”, finalizou.

WEBNÁRIO – Em alusão ao Dia do Orgulho LGBT+, celebrado nesta sexta-feira (28/06), a SES-PE promove o webnário “Do orgulho LGBT à transversalidade equitativa: Caminhos inovadores para implementação e transformação social na saúde LGBT”. O debate vai ser transmitido pelo canal da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) no YoutuTube (youtube.com/esppe), a partir das 14h, e não é necessário realizar inscrição prévia.

O diálogo vai contar com a participação de Ana Risoflora, enfermeira (UFPE-CAV), pós-graduanda em Promoção da Saúde (UFCA), mestranda em Enfermagem (PPGENF-CCS-UFPE) e integrante da equipe do Ambulatório de Saúde Integral da População LGBTQIAP+ Dani Almeida (Vitória de Santo Antão/PE); Rivânia Rodrigues, coordenadora do Fórum LGBT+ de Pernambuco, articuladora da Rede Nacional de Lésbicas e Bissexuais Negras Feministas (Candaces) e coordenadora estadual do Coletivo de Lésbicas e Mulheres Bissexuais (Comlesbi/PE) e Luiz Braúna, doutor em Serviço Social pela UFPE, pesquisador das relações sociais de sexo, gênero, sexualidade, raça/etnia e classe.

O coordenador de Saúde LGBT da SES-PE, fisioterapeuta, especialista em saúde pública e mestrando em Saúde Coletiva (UFPE), Luiz Valério Soares, também vai participar do debate. “Esse momento compõe diretrizes de educação permanente em saúde LGBT. Queremos desenvolver o processo de aprendizado, principalmente aos profissionais de saúde, mas o evento acolhe todas as pessoas. O webnário é extremamente relevante, ocorrendo no dia da visibilidade, dia em que celebramos o orgulho da luta, da implementação da política, do direito á justiça social e à saúde”, enfatiza. 

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade