A-

A+

Profissionais de Atenção Primária participam de curso voltado ao cuidado integral à população negra nos serviços de saúde

Atualização contempla 240 profissionais de oito municípios da I macrorregião de saúde

Profissionais de Atenção Primária e Conselheiros de Saúde de oito municípios localizados na I macrorregião de saúde (I, II, III e XII Geres) estão participando, até o mês de junho, do curso de atualização voltado para saúde da “População Negra: aspectos sociais e cuidados em saúde”. O curso, lançado no último dia 14/05, é promovido pela Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) e pela Coordenação Estadual de Saúde da População Negra e irá contemplar 240 profissionais dessas localidades.

A atualização está sendo realizada por meio de oito turmas sediadas nas cidades de Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Vitória de Santo Antão, Limoeiro, Surubim, Palmares e Goiana. A expectativa é formar profissionais sensíveis quanto ao impacto que as questões étnico-raciais podem produzir sobre a saúde da população negra, incentivo à realização de ações específicas da Política de Saúde da População Negra, na Rede de Atenção Básica de Saúde, além de instrumentalizar esses profissionais quanto à prestação do cuidado integral ao paciente com doença falciforme.

“O curso tem como objetivo principal discutir o racismo e como ele afasta a população negra dos cuidados em saúde; quais são as iniquidades de saúde dessa população”, destaca a coordenadora de Atenção a Saúde da População Negra, Ana Carolina Freire.

Entre os módulos trabalhados no curso de atualização estão: O impacto do racismo sobre a saúde da população negra; Saúde da População Negra: Comunidades Quilombolas, de Matriz Africana e Afrobrasileira ou Povos de Terreiro; Política de Saúde da População Negra e Política de Atenção à Saúde da Pessoa com Doença Falciforme, entre outras temáticas. Os encontros presenciais acontecem às quartas-feiras.

“O curso proporciona aos profissionais de saúde a oportunidade para refletirem e atuarem na perspectiva do cuidado centrado na população negra, visando à melhoria da qualidade de atendimento e à redução das desigualdades, alinhando-se aos princípios do Sistema Único de Saúde”, reforça a gerente da III Geres (Palmares), Joyce Morais.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade