Objetivo é ampliar a oferta do método de planejamento familiar na região
A equipe de enfermagem do Hospital Regional Jesus Nazareno (HRJN) iniciou, na última sexta-feira (07/06), uma formação de planejamento reprodutivo com foco para inserção, revisão e retirada de dispositivo intrauterino (DIU). Oferecido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o treinamento contou com a participação de uma enfermeira da unidade hospitalar atuando como multiplicadora. A parte teórica teve continuidade no sábado (8) e, nas próximas semanas, acontecerão as aulas práticas.
O momento é promovido em parceria com Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) e a Gerência de Atenção à Saúde da Mulher. “As enfermeiras e os enfermeiros obstetras do Jesus Nazareno agora vão dar um passo à frente, porque estarão aptos para inserir o DIU, um método contraceptivo eficaz, de fácil inserção e de longa duração. Ampliando, assim, o acesso das mulheres do Agreste a esse método, evitando uma gravidez não planejada e garantindo a elas uma melhor qualidade de vida”, destacou a coordenadora da Política Materna Infantil da SES-PE, Hérika Dantas.
Enfermeira obstetra há nove anos no HRJN, Wislaynne Bezerra recebeu a formação inicial e também é a primeira profissional da Enfermagem da unidade hospitalar a implantar o DIU. “Fui formada pela ESPPE e indicada pelo hospital para ser multiplicadora do curso da formação de enfermeiros e planejamento familiar e reprodutivo com ênfase na inserção, revisão e retirada do DIU. É uma grande satisfação estar contribuindo não só com o hospital, mas como multiplicadora desse curso de grande renome e importância. E, ainda, juntar minhas colegas de profissão e capacitá-las para estarem à frente, oferecendo para as pacientes uma qualidade de vida e o direito sexual e reprodutivo garantidos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressaltou.
A enfermeira Ekilma Oliveira, residente em obstetrícia é aluna na formação e apontou a importância da mesma. “Para a gente quebrar vários ciclos que se repetem na vida das mulheres e fornecer a escolha da contracepção. E como profissional nos dá muita autonomia e oportunidade de crescer na área. Estou muito feliz”.