A-

A+

Ginecologia e Endoscopia: UPAE Carpina inicia novos atendimentos na unidade

Oferta de especialidades na unidade atende moradores de 20 municípios da região

A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada Dr. Antônio Cavalcante Andrade – UPAE Carpina, na Zona da Mata Norte do Estado, agora oferece também consultas de Ginecologia e exame de Endoscopia. Os novos atendimentos foram iniciados em janeiro e ampliam a oferta de especialidades na unidade que atende moradores de 20 municípios da região e conta com mais de 15 especialidades médicas.   

O atendimento ginecológico é voltado às pacientes a partir dos 15 anos e busca ampliar os cuidados com a saúde das mulheres residentes na Mata Norte. A marcação das consultas é realizada por meio da Central de Regulação do município de residência das usuárias, após atendimento prévio em algum serviço de saúde municipal. 

Por mês, a UPAE Carpina oferta mais de 4,5 mil consultas. “As vagas para as especialidades são distribuídas conforme a demanda de pacientes. A interiorização desses atendimentos especializados permite que os pacientes evitem longos deslocamentos até a capital. Aqui mesmo ele já realiza a consulta e os exames e, e se identificarmos a necessidade de outros profissionais, o paciente já pode ser encaminhado para o atendimento aqui na própria UPAE Carpina. São vários exames que a gente dispõe, como ultrassom, holter, mapa, entre outros, próximo ao domicílio do paciente. Ele acaba realizando o circuito completo aqui na unidade, recebe atendimento médico, realiza os exames, recebe os pareceres e volta à assistência primária com seu plano de cuidado completamente feito”, detalha o coordenador médico da UPAE Carpina, Jullian Muniz. 

O exame de endoscopia: o paciente precisa ter se consultado com algum especialista na unidade, que fará a solicitação. A marcação é feita pela própria equipe da Unidade. E o exame vem para complementar a linha de cuidado de Gastroenterologia.

Inaugurada em setembro de 2022, a UPAE Carpina oferece, além das especialidades médicas e não médicas, exames essenciais para a detecção de doenças e complementação da assistência. A unidade beneficia cerca de 590 mil pessoas das cidades de Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério e Vicência.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade