A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) comemora os primeiros impactos junto à rede de saúde após a abertura do novo bloco cirúrgico Hospital Alfa. O setor, especializado na realização de procedimentos de média e alta complexidade em urologia, cirurgia geral, neurocirurgia e cirurgia torácica, passou desde o último mês de dezembro a receber pacientes cirúrgicos de importantes unidades da rede estadual, como os hospitais Otávio de Freitas (HOF) e Getúlio Vargas (HGV).
Há exatamente um ano, em janeiro de 2023, a unidade era alvo de denúncias, como explanou a secretária de saúde, na época, “O problema é complexo, pois reúne questões estruturais e de recursos humanos” e sinalizou a criação de um projeto para descentralizar a assistência à saúde, “principalmente o atendimento emergencial aos pacientes com doenças urológicas, que seguem para o Otávio de Freitas quando precisam cuidar de alguma urgência dessa especialidade”. Um ano depois é possível conhecer uma nova realidade.
A unidade de referência estadual para casos de urgência em urologia o Hospital Otávio de Freitas (HOF) reduziu o quantitativo de pacientes que aguardavam pela cirurgia de litíase (retirada de cálculo distal e proximal). Historicamente, a equipe de cirurgia urológica do serviço possuía em fila de espera de 30 a 40 pacientes, e com o direcionamento de alguns casos para realização de tratamento junto ao Alfa este número agora é de 13 pacientes. “Os pacientes que aguardam por procedimentos estão sendo atendidos com mais agilidade e descentralizando o serviço. Essas são medidas estruturantes que mudam a realidade da saúde do nosso estado”, explica Zilda Cavalcanti.
“O sistema de saúde pública em Pernambuco tem experimentado uma significativa melhoria no atendimento aos pacientes que buscam serviços urológicos de urgência, especialmente no contexto do Hospital Otávio de Freitas. Recentemente, observou-se uma notável diminuição das filas de espera e, consequentemente do tempo de espera para cirurgias de urgência na urologia do estado, um avanço que pode ser diretamente atribuído à abertura de um novo serviço no Hospital Alfa, que agora acolhe até 10 pacientes por semana”, destaca o coordenador da Urgência Urológica do Hospital Otávio de Freitas, Marcell Lins Melo.
“A abertura do serviço no Alfa é um indicativo da busca contínua por soluções que não apenas resolvam questões imediatas, mas que também pavimentam o caminho para um sistema de saúde mais robusto e acessível. Este é um claro exemplo de como intervenções pontuais podem ser parte de uma visão mais ampla e estratégica, alinhando as necessidades imediatas com os objetivos de longo prazo para a saúde pública”, finalizou o coordenador da Urgência Urológica do HOF.
A inauguração oficial do novo bloco cirúrgico aconteceu no último dia 22/12. De lá para cá, 61 cirurgias foram realizadas em pacientes encaminhados via Central Estadual de Regulação, sendo 49 deles do Otávio de Freitas (07 colecistectomia e 42 ureterorrenolitotripsia) e 12 do Getúlio Vargas (todas de cirurgia geral).
“O serviço de urologia do Hospital Alfa, recém-inaugurado com a finalidade de atender a população pernambucana que aguarda por cirurgia de urgência de cálculos. Nesse primeiro mês de funcionamento, foram operados uma média de dois pacientes por dia, oriundos do Hospital Otávio de Freitas, o que conseguiu de imediato diminuir consideravelmente a fila de espera por cirurgia de emergência de cálculos. A perspectiva é que esse serviço seja ampliado para realizar cirurgias de pequeno porte, cirurgias de nível ambulatorial, através do Cuida PE”, conta o médico chefe da Urologia do Hospital Alfa, Eugenio Lustosa.
A costureira Maria Isabel da Silva, de 43 anos, buscou o serviço de saúde e recebeu o diagnóstico de ureterolitíase, caracterizado pela presença de cálculos no ureter. “Fui internada no Otávio de Freitas no sábado (20/01) e transferida para o Alfa nesta segunda-feira (22/01) para realização da cirurgia. Espero que essa iniciativa melhore cada vez mais, pois a saúde é muito importante. Espero que mais e mais pacientes possam fazer suas cirurgias para diminuir a quantidade daqueles que esperam há bastante tempo”, disse. A cirurgia foi realizada na última terça-feira (23/01) e já no primeiro dia pós-operatório, a paciente já apresentava condições de alta.
O Hospital Getúlio Vargas encaminha pacientes de urgência para intervenção de casos de colecistite (inflamação da vesícula biliar). No mês de janeiro, oito pacientes com quadros considerados urgentes foram encaminhados para o Alfa. Já no mês anterior, foram cinco. Além dos procedimentos considerados de urgência, o HOF e o HGV também direcionam pacientes que necessitam de procedimentos eletivos. As cirurgias desses pacientes fazem parte do Programa Cuida PE, estratégia estadual que visa à redução da fila de espera por procedimentos dentro da rede pública de saúde. Entre dezembro e 18/01, o Hospital Otávio de Freitas encaminhou 48 pacientes para intervenção cirúrgica no Alfa. Já o Hospital Getúlio Vargas, no mesmo período, direcionou 15 pacientes.